“A Amazon tem obsessão por saber quem é a pessoa do outro lado. Para isso monitora cada clique e cada caminho feito pelo consumidor”, diz o alemão Andreas Weigend, conhecido como Mister Data (ou sr. Dados), responsável por montar o banco de dados do site. Professor na Universidade de Stanford, Weigend viaja pelo mundo dando palestras e estará em agosto no Fórum Mundial de Marketing e Vendas, promovido em São Paulo pela HSM. Em entrevista a Época NEGÓCIOS, ele destacou mudanças fundamentais no relacionamento entre empresas e clientes.
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A rede de cafés Starbucks também aderiu recentemente a essa prática. A empresa desenvolveu um site onde os clientes se registram e fazem parte de uma comunidade virtual para trocar ideias sobre café e sobre as lojas Starbucks que frequentam. As sugestões estão abertas à apreciação de todos os demais usuários. Uma medida simples, mas que trouxe um bom resultado. A empresa conseguiu reunir mais de 70 mil novas sugestões dos usuários. Em suas palestras, Weigend diz perceber uma certa histeria nos executivos, que ficam preocupados porque sua marca está sendo comentada em blogs e redes sociais. Isso é bom para as empresas, que podem ter amplo acesso a essas opiniões. “Conversando com esse consumidor, que agora tem mais voz do que nunca, pode-se extrair dados que valem ouro”, diz. Foi o que fez a Amazon.
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