
Cole é diretor do Centro do Futuro Digital da Universidade Annenberg, em Los Angeles, Califórnia, e supervisionou um estudo de 10 anos sobre o comportamento digital das pessoas em 30 países e já ouviu mais de 2 mil pessoas.
Criação e manutenção de Blogs para empresas e pessoas públicas.
“A Amazon tem obsessão por saber quem é a pessoa do outro lado. Para isso monitora cada clique e cada caminho feito pelo consumidor”, diz o alemão Andreas Weigend, conhecido como Mister Data (ou sr. Dados), responsável por montar o banco de dados do site. Professor na Universidade de Stanford, Weigend viaja pelo mundo dando palestras e estará em agosto no Fórum Mundial de Marketing e Vendas, promovido em São Paulo pela HSM. Em entrevista a Época NEGÓCIOS, ele destacou mudanças fundamentais no relacionamento entre empresas e clientes.
(...)
A rede de cafés Starbucks também aderiu recentemente a essa prática. A empresa desenvolveu um site onde os clientes se registram e fazem parte de uma comunidade virtual para trocar ideias sobre café e sobre as lojas Starbucks que frequentam. As sugestões estão abertas à apreciação de todos os demais usuários. Uma medida simples, mas que trouxe um bom resultado. A empresa conseguiu reunir mais de 70 mil novas sugestões dos usuários. Em suas palestras, Weigend diz perceber uma certa histeria nos executivos, que ficam preocupados porque sua marca está sendo comentada em blogs e redes sociais. Isso é bom para as empresas, que podem ter amplo acesso a essas opiniões. “Conversando com esse consumidor, que agora tem mais voz do que nunca, pode-se extrair dados que valem ouro”, diz. Foi o que fez a Amazon.
Leia o post completo aqui.
Santa Catarina tem pouquíssimas iniciativas e programas de cidades digitais. No geral, são casos muitos isolados e restritos a algumas regiões e para parte da população, com pouco envolvimento de municípios e uma dependência muito grande de recursos de órgãos de governo federal. Mas o que é preciso para criar um projeto de cidade digital e ele de fato funcionar? Foi isto que o gerente técnico de educação continuada do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), Rinaldo Carvalho, se propôs a apresentar em sua palestra no Santa Catarina Wireless, em Florianópolis.
Na primeira apresentação da tarde desta quinta, Carvalho apresentou os conceitos ligados a cidades digitais e definiu o fundamento básico de um projeto nesta área: é muito mais do que prover internet à população. É aliar as tecnologias disponíveis para auxiliar a gestão do município. Para o gerente do INATEL, trata-se de um projeto para implantação de uma solução integrada de rede e serviços de telecomunicações de voz, dados e vídeo para os setores público e privado.
Carvalho elencou alguns motivos importantes para se implantar uma cidade digital em um município:
Benefícios ao médio/longo prazo e conectados ao conteúdo:
A SANNA, uma consultoria empresarial de São Paulo, estreiou seu blogem agosto deste ano. No último dia 27 de setembro fez um post avaliando os primeiros resultados desta iniciativa:
[...] O objetivo inicial do Blog de permitir estreitar o relacionamento parece estar caminhando na direção certa e esperamos poder contar com muitos comentários aos artigos postados para podermos evoluir cada vez mais
Em época de escândalos, CPIs e sucessão presidencial, os blogs de políticos estão sendo bastante acessados pelos brasileiros. A democracia do espaço, a liberdade de opiniões e a interatividade atraem cada vez mais usuários. E, para estar entre os mais lidos, não é essencial ter mandato. Entre os diários online mais acessados no país, estão os de pessoas que não ocupam cargo público, mas que estão com a popularidade em alta.
Com mais de 5.000 acessos por dia, o blog do ex-ministro José Dirceu (PT) está entre os mais procurados. Diariamente, ele usa a página para comentar assuntos de diversas áreas, como política, economia e até meio ambiente. Segundo Aristeu Moreira, responsável pelo blog, a audiência é garantida. “A pessoa que ele é e a história que ele tem acabam despertando o interesse das pessoas”, justificou.
Segundo Moreira, manter o blog de uma personalidade como José Dirceu é trabalhoso devido à necessidade de atualização diária. “José Dirceu começa a mandar os textos já às sete da manhã e eu vou editando e publicando”, conta o editor, garantindo que todos textos do blog são escritos pelo próprio Dirceu.
Embora esteja fora do governo Lula desde junho de 2005, o ministro continua sendo uma referência tanto para os debates da política brasileira quanto para o Partido dos Trabalhadores. De acordo com Moreira, esses são os assuntos que mais chamam a atenção dos leitores.
“O que mais gera interesse e comentários é quando ele fala da oposição. Depois, curiosamente, é quando ele fala de questões internas do PT. Os militantes participam muito e querem debater com ele o futuro do partido.”
Pioneiro. Com um blog e um site desde 2003, o senador Cristovam Buarque (PDT) diz que não dá mais para ignorar o meio eletrônico. “Agora, o povo não espera mais quatro anos para se pronunciar. Ele se manifesta constantemente”, disse. Depois de tomar conta do noticiário nacional, a crise do Senado é o assunto da vez. “Hoje, é a crise do Senado. Às vezes, chega alguma crítica grosseira, mas eu respondo.”
Cristovam Buarque também acredita que a interação com o eleitor é um dos motivos para ter tantos acessos. “Respondo uns 50 por dia. Quando não dá, levo para casa, respondo à mão e entrego para a minha assessoria digitar e enviar.”
Fonte: Flammarion.wordpress
A IAB Brasil - Interactive Advertising Bureau Brasil – completa 10 anos com bons resultados de mídia na Internet, registrado no ano passado. Em 2007, a Internet registrou aumento de cerca de 45% nos investimentos publicitários, com audiência de 40 milhões de pessoas, sendo cerca de 35% pertencem à classe C.
Segundo o IAB Brasil, a penetração da web na classe C deve atingir 40% da audiência até o final deste ano. De acordo com o Ibope/NetRatings, em dezembro de 2007, a quantidade de visitantes únicos que acessaram a Internet de casa foi de 21,3 milhões.
O IAB Brasil acredita que até o final de 2008, este número chegue a 25 milhões de visitantes, crescendo 16% em relação a 2007. A empresa ressalta que o acesso pela Internet banda larga cresceu no País ano passado, com 79% da audiência ativa em dezembro de 2007. Estima-se que o percentual chegue a 82%.
Fonte: Mundo do Marketing